A guerra Fria
(1946- 1989)
Após a segunda guerra mundial, com a derrota da Alemanha, estabeleceu-se dois grandes líderes que dominavam a nação perdedora. Estados Unidos e União Soviética governavam o cenário político e geográfico da Alemanha e do Mundo. Os Estados Unidos possuíam um grande poder econômico, militar e bélico, por isso financiou a recuperação pós-guerra de vários países europeus o que ajudou na sua influência geopolítica.
A União Soviética ainda estava um pouco abalada economicamente, mas lançou um projeto chamado COMECON (Conselho para assistência econômica mútua). E com isso conseguiu pouco a pouco aparar os danos causados pela guerra. Deste modo, Estados Unidos e União Soviética tornaram-se os grandes líderes mundiais pós-guerra, os EUA lideravam o bloco dos países capitalistas e a URSS o bloco dos países socialistas. A disputa entre esses dois países por área de influência em todo o mundo, gerou um período de conflitos e tensões políticas que ficou conhecida como Guerra Fria. Mas este nome não foi por acaso, a Guerra Fria não fez uso de armas em confrontos diretos, era apenas o clima de rivalidade e o incessante anseio de estar sempre à frente, mas nenhum dos dois países sabia a hora que poderiam ser atacados, a grande arma era produzir armas cada vez melhores e mais destrutivas, pois, se acaso um deles resolvessem atacar estariam preparado, mas esse confronto não aconteceu por isso deu-se este nome.
A guerra Fria não fez uso de armas e nem de material bélico em confronto direto, talvez pergunte a se mesmo;
-mas como haver guerra sem canhões e mísseis destrutivos? Então isto não é guerra.
Caros leitores existiram as mesmas ambições, os mesmos regimes, o mesmo clima de uma guerra normal, só que não houve confronto direto. O que não faz disso uma guerra? O não uso de armas?
Existiram vários outros fatores que fizeram desse conflito "particular e pessoal" uma guerra, Veja:
Muro de Berlim
Berlim foi dividida entre EUA e URSS ficando, Berlim Ocidental com o capitalismo dos Estados Unidos e Berlim Oriental com o socialismo da União Soviética.
Devido o apoio financeiro dos EUA, Berlim ocidental foi rapidamente reconstruída e por sua prosperidade econômica, logo se tornou um lugar atrativo para alemães orientais (URSS). Houve então um grande fluxo migratório para o ocidente. Estimasse que entre 1952 a 1961 aproximadamente 2,5 milhões de pessoas migraram da Europa Oriental para o lado Ocidental em busca de melhores condições de vida.
O lado Oriental (URSS) percebeu que seriam necessárias mudanças, porque senão eles iriam perder muitos habitantes trabalhadores e comerciantes que naquele momento "bombeavam" parcialmente a economia. Então o governo de Berlim Oriental em 1961 construiu uma grande cerca que os impedia de passar de um lado a outro, mais tarde a cerca foi substituída pelo muro. Daí o nome, Muro de Berlim, o muro que dividia Berlim em dois lados, Ocidental e Oriental.
Alianças Militares
Os Estados Unidos em 1949 fez uma aliança com as forças da Europa Ocidental, que ficou conhecida como OTAN (Tratado do Atlântico Norte). Com a formação dessa aliança, os sucessivos governos dos Estados Unidos.
Instalaram armas na Europa Ocidental que serviriam de "prevenção" ou um suposto ataque aos soviéticos.
Stalin (Líder Soviético) adotou medidas para controlar esses países,
Expulsou e perseguiu os inimigos do regime socialista. Com o término da era Stalinista (1955), os governos socialistas resolveram formar também uma aliança de ajuda militar mútua como resposta à OTAN.
Corrida Armamentista
A ideia do nome, expressa em parte certa ironia veja:
O termo "Corrida" remete a ideia de disputa, e armamentista refere-se a armas. Literalmente falando, a corrida armamentista não era uma corrida, eles não estavam correndo, eles disputavam suas armas e bombas, cada um que quisesse estar à frente.
Em 1945 os Estados Unidos lançou em Hiroshima e Nagasaki (Japão)
Duas bombas atômicas que mataram instantaneamente 160 mil pessoas, sem levar em consideração as pessoas que morreram das consequências causadas pelo efeito da bomba. Os EUA já tinham mostrado ao Japão e ao mundo o seu poder em armamento nuclear.
N entanto, em 1949 os soviéticos também já tinham desenvolvido seu primeiro artefato militar atômico. A partir daí, esses países começaram a acumular bombas nucleares cada vez maiores capazes de destruir todo planeta terra, numa estratégia chamada de "Equilíbrio pelo terror" .
Corrida Espacial
Quem lançaria o primeiro satélite?
Quem faria o primeiro voo espacial tripulado por astronautas?
Quem pousaria primeiro na Lua?
É muito óbvio que as maiores "potências" do mundo não deixaria de fora um feito tão importante como esse.
Então, eles acreditavam que quem chegasse à lua ou realizasse alguns desses feitos, teria condições de dominar o mundo.
Novamente repeti-se a rivalidade vistas nos parágrafos anteriores, Os soviéticos eram pioneiros neste assunto, pois em 1957 lançaram um satélite artificial chamado de Sputinik. Em 1961 promoveram o lançamento da nave espacial Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin.
O presidente dos Estados Unidos, John Kennedy afirmou que em 10 anos eles iriam pisar na lua. Mandou a nave espacial Apollo 11, consagrando o astronauta Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar na lua.
Hoje os satélites servem para diversos fins como: a telecomunicação, meteorologia, acompanhamento militar e etc.
Guerra da Coreia
Deu-se início por causa de um violento conflito ocorrido na Coreia, envolvendo além dos coreanos, as duas potências citadas nos parágrafos anteriores. (1950-1953)
Apos a guerra tropas americanas e soviéticas ocuparam a península coreana e a dividiram entre si.
Norte- Soviéticos (URSS)
Sul- Americanos (EUA)
Tropas chinesas entraram na guerra contra o lado sul-coreano e venceram temporariamente a batalha até Seul, mas Seul foi reconquistada com o apoio dos aliados estadunidenses.
Fim da Guerra Fria
Em 1980, a União Soviética enfrentava grave crise econômica e com isso começou a gerar várias séries de transformações no bloco socialista.
Os governos comunistas foram derrubados e o comando russo abolido. Com muitas alterações nos padrões socialistas a consequência foi à queda do muro de Berlim (1989). A unificação da Alemanha (1990) e o desmembramento da união soviética (1991).
Bibliografia:
História Global: Brasil e Geral- Vol. 03
Gilberto Cotrim
Por: Marconi Brasiliano
Nenhum comentário:
Postar um comentário